Imagem capa - Fotografia de Parto - O que fazer quando não posso ter um fotógrafo profissional? por Fabi Fogaça

Fotografia de Parto - O que fazer quando não posso ter um fotógrafo profissional?

Não é tarefa simples registrar o nascimento de um bebê, é necessário equilibrar a atenção aos acontecimentos e a imensa emoção que toma conta da gente. Estas dicas podem te ajudar a conseguir um resultado satisfatório com as fotos e são direcionadas aos acompanhantes das gestante, pois cabe a eles a honrosa missão de registrar este momento quanto não se pode contar com um profissional. Fique atento e se prepare com antecedência. São pequenos detalhes que vão fazer diferença!

* Antes de mais nada, mesmo sendo muito importante a missão de registrar o nascimento de um bebê, jamais de esqueça de dar apoio e atenção à mamãe em meio a tanta coisa acontecendo. Ela é a protagonista deste momento, merece e precisa de suporte e acolhimento.

* O celular é o equipamento mais usado para fotos, mas se vc tiver uma câmera digital pode escalar o equipamento para esta missão, a entrada com este tipo de equipamento é permitida no centro cirúrgico, mas nunca utilize o flash, é proibido.

* Um dos erros mais comuns é o celular estar sem bateria e sem memória bem na hora das fotos, principalmente se o parto atrasar e vocês usarem bastante o celular antes de tudo começar. Então desde já comece a liberar espaço na memória!

* Levar um power bank vai dar segurança de que na hora do parto vcs terão bateria suficiente, se possuir um, já coloca na mala e se lembre de colocá-lo no bolso da roupa cirúrgica (não vai adiantar se esquecer ele no quarto).

* A luz da sala de parto é excelente, o que proporciona lindas fotos, aproveita este ponto a seu favor! Por outro lado a luz do foco cirúrgico, aquela que fica bem em cima da barriga da mamãe durante a cirurgia é muito, muito forte, então as fotos tendem a ficar estouradas, brancas, sem informação. Converse com o médico e fale que irá fotografar a saída do bebê para que ele possa posicioná-lo fora da luz. Os médicos são bem compreensivos nesta hora e ajudam bastante e isso não atrapalha em nada a cirurgia. Em caso de parto normal, dependendo da posição de nascimento e da conduta da equipe, podemos ter a mesma situação do uso do foco de luz, foque atento.

* Pense que você tem uma visão geral da sala de parto, mas a mamãe não. Fotografe coisas que ela não pode ver, momentos que ela não sabe que estão acontecendo, para que ela possa ver depois.

* Antes dos procedimentos começarem, peça permissão ao médico e à enfermeira para poder circular pela sala (geralmente eles pedem para que você fique sentadinho no banquinho), pergunte por onde pode circular sem atrapalhar o trabalho da equipe,  assim vc consegue ter mais fotos e melhores ângulos.

* Fotografe detalhes do bebê: boca, pezinhos, mãozinhas e muitas fotos do rostinho: calminho ou chorando. Vc vai perceber que no dia seguinte a fisionomia já mudou bastante.

* Não esqueça da foto de vocês juntos. Nesta hora a enfermeira pode ajudar muito. Eu gosto de fazer esta foto posicionada na direção da cabeça para os pés da mãe, fazendo ela olhar um pouco para trás (assim não fica com papada, mas não conta esse segredo para ninguém).

* Quando fizer fotos tipo selfie, tome cuidado com o que está atrás de você para não registrar algo que não deveria como imagens da cirurgia ou partes intimas da mamãe por exemplo.

* Se for filmar, uma opção é deixar um celular ou uma câmera em uma posição fixa, com mini tripé ou suporte com ventosa (sempre tem onde colocá-los, dá se um jeito) e fazer takes de vídeo com celular (sempre na horizontal) ou outros equipamentos e fazer uma edição mesclando os vídeos e fotos. Fica muito lindo. Se precisar de ajuda, posso fazer essa edição para você.

* Na dúvida se pode ou não registar um determinado momento, pergunte! A equipe da maternidade sempre irá te orientar neste sentido.

* Para vídeos, cuidado com movimentos muito rápidos ou imagens tremidas. São vídeos muito difíceis de assistir, dão até tontura!

* Não toque em nada azul! Nunca! Nem dos médicos enquanto estiverem paramentados.

* Se delicie com este momento, ele é único! E fotografe muito, sem dó. Serão as melhores lembranças deste dia especial.

* Não se esqueça de imprimir estas fotos e fazer um álbum. Foto no papel não se perde com o tempo.

Se eu puder ajudar com mais alguma coisa, é só me chamar aqui! Estou à disposição.