Fotografando a própria festa!
Amo festa. Amo fotografar festa. São cheias de alegria, diversão e momentos felizes. Sei que para estes eventos acontecerem há muito investimento: decoração, comida, bebida, mas às vezes o orçamento aperta e não é possível contratar um profissional para fotografar o evento. Eu vou defender que no final da festa o que fica são as lembranças e as fotos, e que elas devem ter lugar imutável no orçamento do evento, mas quando não dá mesmo a gente tem que se virar!
Pensando nisso eu deixar aqui algumas dicas bem legais para você fotografar o seu evento e ter as melhores recordações deste dia de festa mesmo sem ter contratado um profissional.
Vamos lá:
1 - Você não vai conseguir fotografar a sua festa!
Essa é a maior verdade de todas! Pode ser a sua festa, dos seus filhos, dos seus pais...se você está organizando o evento, esquece! Não vai conseguir fotografar. O dono da festa fica preocupado se está tudo sob controle, recebe e dá atenção aos convidados, interage com as pessoas, encaixar a fotografia neste hall de atividades é muita coisa. Sem contar que você vai querer estar nas fotos, não é mesmo?
2- Escolha o fotógrafo!
Já que você vai delegar a missão, escolha alguém de confiança que pode assumir o posto. Sempre tem alguém na família ou no grupo de amigos que gosta de fotografia e pode te ajudar nesta missão. Se possível já arruma dois, assim eles também podem curtir a festa, revezando entre eles.Com certeza esse amigo se sentirá honrado pela missão recebida e dará o melhor de si. Quem sabe já não é um empurrãozinho para alguém entrar no mercado.
3- Não confie na câmera alheia...NUNCA!
Sabe aquela história: eu tiro a foto do meu celular e depois te mando. Então, isso nunca acontece! Ninguém te envia as fotos, você ainda passa por chato cobrando as imagens. Separe um celular ou até mesmo uma câmera digital (sim, aquela sua câmera digital que você nem usa mais) para fotografar o evento. Não deixe ninguém sair do evento com as suas fotos por que elas não voltarão, fato! Acabou o evento: pega a câmera! Entrega o equipamento na mão do seu amigo eleito como fotógrafo e ao final da festa você terá a certeza de que está tudo ali, bem guardado! Nas suas mãos! Não se esqueça de verificar as condições de bateria e espaço de armazenamento do equipamento.
4- Cuide da iluminação
Ter o espaço bem iluminado proporciona que você tenha fotos melhores e mais nítidas. Os fotógrafos profissionais possuem equipamentos e técnicas para compensar a ausência de luz, mas equipamentos amadores (câmeras e celulares) possuem recursos mais limitados neste sentido. Então cuide para que "haja luz" sempre.
5- Crie um roteiro para o seu amigo fotógrafo
Não, não é exagero, é cuidado. Faça uma listinha com tudo o que deve ser fotografado, imprima e dê na mão do fotógrafo. Peça para ele consultar sempre. Parece bobagem, mas para quem não está habituado com a rotina de fotografar eventos é bem fácil de esquecer de fotografar coisas importantes como a decoração por exemplo. Vou deixar uma mini lista para você copiar: Decoração, Família na decoração, pessoas nas mesas (posadas ou não, aí você escolhe), pessoas específicas (mãe, pai, padrinho, etc), a interação das pessoas, parabéns (se for aniversário), pista de dança, lembrancinhas....
6- Faça backup
Isso é muito, muito importante! Assim que acabar o evento, reserve 5 minutos para salvar as fotos em algum lugar seguro além do cartão de memória: computador, HD, pendrive, CD, qualquer lugar. O importante é ter uma cópia de segurança das fotos. Vai que você apaga sem querer.
7- Seleção das Imagens
Nem todas as fotos ficam perfeitas, fato! Nem nós que somos profissionais temos 100% de aproveitamento das imagens. Selecione as melhores e guarde os arquivos com segurança. Espaço é algo limitado e você não vai ficar guardando foto feita à toa, não é mesmo?
8- Imprima suas fotos!
A melhor forma de ter as suas fotos seguras, é tê-las no papel. Além de que foto no papel você leva para onde quiser, mostra para as pessoas, pega quando tem vontade de ver ou para matar a saudade de alguém (nunca vi alguém abraçando um pen-drive para matar a saudade). Existem várias opções no mercado para impressão em lote ou elaboração de álbuns não profissionais.
Viu, é possível sim ter fotos legais da sua festa sem contratar um fotógrafo profissional. Vai dar trabalho, eu sei, mas o que não pode acontecer é você ficar sem as recordações destes dias especiais. Agora, se você acha que dá trabalho demais. Aí eu terei o maior prazer em registrar tudo com todo carinho.
Boa festa!
Fabi Fogaça