29/08/2019 às 01:40

Fotografia de Parto - sim ou não?

941
3min de leitura

Muitas mulheres são totalmente decididas em relação a fotografar o nascimento de seus filhos, outras ficam cheias de dúvidas com relação a registrar este momento. Para ajudar as mamãe e papais a tomarem a sua decisão, deixo aqui alguns prós e contras sobre a fotografia de parto.

Esta é uma análise pessoal, baseada na minha experiência como mãe e como fotógrafa.

Eu poderia falar da magia dafotografia de parto, da possibilidade de reviver a emoção do momento do nascimento, de relembrar o primeiro encontro com o bebê e tudo mais de encantador que existe na fotografia de parto, masa principal razão para fotografar o parto do seu filho é: este momento é único e nunca mais você viverá uma emoção como esta. Cada nascimento é diferente, sendo o primeiro ou o décimo filho, para cada um você estará num momento de vida diferente, vivendo circunstâncias distintas e somente a fotografia tem o poder de trazer à tona as memórias destes momentos de forma muito vívida. É o tipo de registro fotográfico que não tem como agendar para depois. Se não fizer pode restar apenas o arrependimento.

Algumas mães relatam que não gostariam de se ver tão expostas nas fotografias, que trata-se de um momento muito íntimo. Muitas vezes são os papais que não apoiam a realização das fotos de parto pois não querem mais uma pessoa presente na sala ou até mesmo acha que as fotos mostrarão mais do que gostariam. Para estes casos é solução é muito simples: escolha um profissional com quem vocês tenham empatia e esclareçam que não querem fotos que mostrem determinadas partes do corpo, a saída do bebê ou qualquer outra imagem que possa se tornar desconfortável no futuro. Se houver alguma foto que não gostaram, apaguem! Sigam com aquelas que trazem as melhores recordações e emoções.

Este é o tipo de serviço que não pode ser deixado para a ultima hora. As maternidades de São Paulo, como Pró-Matre, Santa JoanaSão Luiz e Albert Einstein, possuem profissionais internos que prestam este tipo de serviço. A grande desvantagem que vejo é que eles participam especificamente do momento do nascimento da criança, enquanto os fotógrafos externos possuem serviços diversos, podendo acompanhar os pais desde o momento da chegada à maternidade até a recuperação da mamãe após o parto, realizando ainda as fotos do bebê com sua família no quarto. No caso de parto domiciliar, a atuação do fotógrafo é bastante ampla, podendo estar presente durante todo o trabalho de parto, registrando cada momento, contanto a história do nascimento desde o início do trabalho de parto.

O que eu mais gostei em ter os meus partos registrados foi poder mostrar depois para as minhas filhas como elas nasceram. A Ester sabe que saiu pela janelinha e a Milena saiu pela portinha. Elas simplesmente amam quando eu sento para mostrar para elas as fotos do nascimento. No momento em que eu contratei este serviço eu de fato não pensava que isto poderia ser importante para minhas filhas, fiz achando que era algo importante para mim. Mas hoje eu vejo o valor que estas fotos têm...não tem preço!

E você, vai registar o nascimento do seu bebê?  Fale comigo! Será um prazer fazer parte deste momento especial da sua família.

Papai encantado com a primeira mamada do Bernardo.

29 Ago 2019

Fotografia de Parto - sim ou não?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

filmagem de parto foto de parto fotografia fotografia de parto gestante hospital albert einstein mãe mãe de primeira viagem maternidade maternidade santa maria maternidade são paulo maternidades nascer nascimento pai pai de prieira viagem parto parto cesárea parto domiciliar parto em são paulo parto humanizado parto normal pró matre registro de parto santa joana vídeo de parto

Quem viu também curtiu

12 de Mar de 2021

Fotografia de Parto - O que fazer quando não posso ter um fotógrafo profissional?

01 de Jan de 2019

Festa de 1 ano - dicas preciosas!

22 de Jan de 2020

Fotografando a própria festa!